A justiça e a misericórdia de Deus

January 21, 2019

Ministração de Célula – Semana 21 a 27 de janeiro de 2019

Texto: Naum 1:3

“O Senhor é tardio em irar-se, mas grande em força e ao culpado não tem por inocente; o Senhor tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés.”

 

Deus, através do profeta Naum, revelou o juízo dele sobre a cidade de Nínive. Nínive era uma cidade idólatra arrogante e opressiva. A palavra dada ao profeta era de juízo sobre a Assíria (onde a sua capital era Nínive) e também levar conforto a Judá.

 

Vamos dividir esse versículo em duas partes:

 

Parte 1

“O Senhor é tardio em irar-se, mas grande em força e ao culpado não tem por inocente”

O que Deus está nos dizendo aqui?

 

Deus é longânimo, paciente. Ele dá tempo para que os que O rejeitam por causa do pecado; O Senhor tem dado tempo de mudança e arrependimento para os malfeitores, e neste tempo de paciência Ele demonstra todo o seu amor e também sua verdade. Às vezes perguntamos, em meio a uma injustiça, por que Deus não castiga pelo mal que fez? O Senhor não é um Deus isento em punição para os que praticam o mal.

 

Deus é tão bom que sempre nos tem dado a chance de se voltar em arrependimento e ter mais uma vez a bondade dele. Tem um ditado popular que diz, que a justiça de Deus tarda, mas não falha; de tudo, não está errado, porque Deus quando se levanta em ira, até a terra treme. Deus não é Deus de injustiça, o juízo dele virá. A vingança pertence a Ele. Deus não permitirá que o pecado fique sem punição. Temos que ser gratos pelo tempo que Ele tem nos dado.

 

Parte 2

“... o Senhor tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó de seus pés.”

 

Caso você esteja passando por uma injustiça, e talvez esteja sem esperança, não fique inquieto, a justiça virá. Lembre-se, que Deus é misericordioso, mas também Ele um Deus de Justiça. O Salmo 46:10-11, diz, “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre as nações; serei exaltado sobre a terra. O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio”.

 

O Império Assírio tinha um dos maiores e temidos exércitos de sua era e planejava destruir Judá. E através da Palavra revelada a Naum nos versos 7 a 9, diz, “O Senhor é bom, uma fortaleza no meio da angústia, e conhece os que confiam nele. E como inundação transbordante acabará de uma vez com o seu lugar; e as trevas perseguirão os seus inimigos. Que pensais vós contra o Senhor? Ele mesmo vos consumirá de todo; não se levantará por duas vezes a angústia”; Aqui Deus demonstra que os seus olhos estão sobre os que vão de contra os seus princípios e também sobre aqueles que Nele confiam. Diante de uma situação, não faça justiça com suas próprias mãos, mas entregue para Ele cada injustiça, porque nada é maior que o nosso Deus.

 

E, àqueles que têm levantado seus pensamentos contra Deus e tem praticado o mal, aproveita o tempo de misericórdia de Deus em sua vida. Poderia dá inúmeras situações da ira de Deus sobre os violentos, arrogantes, pedófilos, adúlteros... mas aqui nestas poucas linhas não dá. O Senhor fará o caminho dele no meio da sua tempestade e tormenta. Não se assuste quando Ele chegar com sua justiça. E junto com sua justiça virá à restituição. Deus o abençoe e tenha misericórdia de ti. Quando você olhar para o céu e vir às nuvens, lembre-se que são o pó dos pés de Deus a seu favor.

 

Amo a cada um de vocês. Beijinho no coração.

Apa. Neme Célia Ribeiro.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • unnamed
  • Flickr Social Icon
  • YouTube Social  Icon
dízimos e ofertas

BANCO DO BRASIL 
Agência: 1887-2
Conta corrente: 7750-X


CNPJ: 02154477000157
Primeira Igreja Batista
Independente do Setor P-Sul

siga a ibpaz
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
pedidos de oração

© 2018 IBPAZ - Igreja Batista da Paz. Desenvolvido por Agência Metanoia