Conquistando o território da alma

January 2, 2019

Ministração de Célula - Semana 31/12/2018 a 06/01/2019

Texto: Tessalonicenses 5:23

 

“O mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda do nosso Senhor Jesus Cristo.”

 

Semana passada, abordamos sobre o espírito do homem. Hoje estaremos falando

sobre a alma. Será que Deus tem interesse em nossa alma? Claro que sim! Ele nos criou um ser completo e complexo. Quando nosso espírito teve experiência do novo nascimento, o Espírito Santo irá transbordar até a nossa alma, como um rio que flui.

Em provérbios 20:27, diz: “O espírito do homem é a lâmpada do Senhor, a qual esquadrinha todo o mais íntimo do corpo.”

 

O espírito é a parte do homem que nasce de novo, mas a nossa alma passa pelo processo do desenvolvimento da salvação. Os nossos pecados são perdoados por Jesus, no ato de amor mais nobre que existiu. Ele foi o único que morreu por amor. Amor sem igual.

 

Mas o pecado nos deixou marcas profundas. Os pecados cometidos por nós, e também comportamentos pecaminosos cometidos por outra pessoa, conosco. O Amor de Jesus é a nossa cura. A cura que precisamos.

 

O espírito do homem recebe a vida eterna, mas minha alma (intelecto e emoções) precisa ser renovada, tratada. Nossa alma precisa ser renovada todos os dias pela Palavra. Só quem consegue trazer esse renovo é a Palavra de Deus.

 

“Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, é mais cortante do qualquer espada do qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.” Hebreus 4:12

 

A nossa alma adoece. Nossas emoções adoecem. Nossos pensamentos ficam frágeis. A Bíblia nos ensina sobre a nossa alma. A nossa alma é a sede das emoções.

 

Os estudos mais ampliados e modernos  nos revela o poder que uma alma doente, e pensamentos errôneos tem sobre nós. Hoje temos os estudos sobre o SPA (Síndrome do Pensamento Acelerado). A pessoa não consegue descansar, ela está o tempo todo pensando e isso tem gerado muitas complicações. Jesus diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.” Mateus 11:28-29

 

As síndromes da alma tem só aumentado; quadros de ansiedade; distúrbios; depressão; angustia; pânico; e tantos outros sintomas da alma e da mente. Não é fácil lidar com nossas emoções e pensamentos, mas temos um aparo que é o Espírito Santo.

 

A alma pode ficar doente por causa do abandono físico e emocional, por causa de abusos de toda sorte, humilhações, perdas e tantas outras situações. Nossa alma e mente precisa ter um encontro muito específico com o Espírito Santo.

 

Não conseguimos a cura, sozinhos. Precisamos em primeiro lugar da ajuda do doce Espírito Santo, e também dos profissionais da saúde como, psiquiatras e psicólogos. Mas nunca totalizar nossa cura nos recursos humanos. Temos homens e mulheres de Deus que podem nos ajudar como, os pastores.

 

Para a cura acontecer há uma disposição de que precisa desse momento de expor a dor. As mazelas de nossa alma precisam ser tratadas. Precisamos de equilíbrio pra viver uma vida leve e feliz. Deixar o peso. O fardo de Jesus é suave e leve. Se as nossas emoções e pensamentos estão trazendo peso em seus ombros, você não conseguira ver a beleza da vida. Jesus é o Autor da vida, e ele quer que você viva de maneira digna e eficaz.

Continua...

 

Jesus te ama, e tem um plano lindo para você.

Eu também, o (a) muito.

Beijo no coração.

Apa Neme Célia Ribeiro

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • unnamed
  • Flickr Social Icon
  • YouTube Social  Icon
dízimos e ofertas

BANCO DO BRASIL 
Agência: 1887-2
Conta corrente: 7750-X


CNPJ: 02154477000157
Primeira Igreja Batista
Independente do Setor P-Sul

siga a ibpaz
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
pedidos de oração

© 2018 IBPAZ - Igreja Batista da Paz. Desenvolvido por Agência Metanoia