Humildade, o caminho de excelência para a cura

April 10, 2017

Ministração de célula- semana 10 a 16 de abril de 2017

 

 

Bem-aventurados os humildes de espírito porque deles é o reino dos céus.”

(Mateus 5:3)

 

Jesus é o Modelo, o nosso Exemplo Maior de humildade. Ele nos ensinou o caminho da humildade para recebermos a excelência da cura.

 

Humildade, uma qualidade imprescindível para o cristão

Deus quer-nos dar um coração novo, quer-nos dar uma nova roupagem. E, para isso, Ele nos quebrará, se preciso for, e nos dará uma nova roupagem, a roupagem de humildade, porque o coração do Senhor é puro e precisamos de um coração puro para caminhar na Terra. Humildade é a qualidade de ser humilde. Humildade é totalmente contrária à arrogância. A palavra humildade vem do latim humilitas tatis, significa baixeza – contraste de arrogância. O conceito de humildade é gentileza, submissão; uma pessoa cortês, inteligente, sábia. Quando um cristão caminha sob a humildade, alcança o sobrenatural de Deus e vive livre de arrogância, altivez, autossuficiência e espírito de superioridade, que sempre levam à ruína. Nós precisamos, enquanto servos do Senhor, sermos exemplos de humildade, porque a humildade é uma virtude que faz parte do caráter de Deus.

 

O orgulho e a soberba anulam todo o processo da graça de Deus sobre nossas vidas. A humildade nos resguarda do orgulho humano. A simplicidade de Deus nos liberta e traz a santidade de Deus. A arrogância nos afasta de Deus. O humanismo ensina que aquele que tem mais riquezas é o melhor e deve sempre sobressair. A cultura contemporânea é atormentada pela paixão de possuir, pela ganância. E nesse afã de ter, as pessoas consideram válido o prejuízo de outro para ter algo para si. Mas isso não pode e não deve acontecer no Reino de Deus. O mundo não está preocupado, de maneira nenhuma, na valorização e desejo da humildade. Mas nós que nascemos de novo não apenas devemo-nos preocupar, como necessitamos da humildade em nossas vidas, expressada em cada gesto nosso.

 

O coração humilde nos leva ao Trono de Deus. A simplicidade e a humildade nos capacitam a viver com integridade, levam-nos a uma maior comunhão com Deus. Quando a Igreja descobre o caminho da humildade, ela se dobra, como o trigo, na presença do Senhor.

 

A humildade nos leva a ter um coração aberto e disponível para fazer a vontade do Pai. Parecemo-nos com Ele e nos preocupamos com o Seu Reino, com o Seu povo. Passamos a considerar o outro superior a nós mesmos e isso agrada a Deus. As pessoas do mundo se esforçam para alcançar o destaque próprio, buscar a fama... E isso, muitas vezes, passando por cima do seu próximo, não se importando em como o outro vai ficar, se bem ou mal. Mas nós fomos alcançadas por Deus para fazer a diferença. Sabemos que esse mal entrou na Igreja, mas precisa ser arrancado.

 

Humildade, marca registrada do servo de Deus

A humildade é a marca registrada do servo que serve a Deus. Não há como servir a Deus sem humildade; é uma enganação. Somos a imagem e a semelhança de Deus, logo temos que nos parecer com Ele também na característica da humildade. Ser como Ele é. Somente através da humildade somos capacitados a viver uma vida de integridade, face a face com o Pai. Então, reconhecemos nossa total dependência de Deus, de Sua graça, de Sua provisão. Há duas palavras no grego para humildes ou pobres, como é usada em algumas traduções da Bíblia.

 

. PENÉS, que significa homem que precisa trabalhar para ganhar o pão.

. PTOCHOS, que significa homem que não tem absolutamente nada. “Clamou este pobre, e o Senhor o ouviu, e o salvou de todas as suas angústias.” (Salmo 34:6)

 

A humildade é virtuosa

A humildade é o caminho para a cura. A humildade é virtuosa, é necessária para quem quer servir a Deus. Observe o que está escrito em Miquéias 6:8. “Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benevolência, e andes humildemente com o teu Deus?” A humildade é uma das principais características dos santos. Temos ensinado o que a própria Bíblia diz: Que a humildade precede a honra. Então, quando nos humilhamos, somos honrados por Deus e pelos homens. “O temor do Senhor é a instrução de sabedoria, e adiante da honra vai a humildade.” (Provérbios 15:33) Ainda em Provérbios 18:12, podemos ler: “Antes de ser quebrantado, eleva-se o coração do homem; e, diante da honra, vai a humildade.” Muitos são os benefícios para os que decidem se utilizar dessa virtude que é uma verdadeira preciosidade, como:

 

  • São levantados por Deus, honrados por Ele. “O Senhor eleva os humildes, e abate os ímpios até à terra.” (Salmo 147:6)
     

  • Com os humildes está a sabedoria, é o que afirma Provérbios 11:2 “Em vindo a soberba, virá também a afronta; mas com os humildes está a sabedoria.”
     

  • Os humildes usufruem a presença de Deus, Ele alegra os seus corações. “Porque assim diz o Alto e o Excelso, que habita na eternidade e cujo nome é Santo: Num alto e santo ligar habito, e também com o contrito e humilde de espírito, para vivificar o espírito dos humildes, e para vivificar o coração dos constritos.” (Isaías 57:15)
     

  • Os humildes recebem maior galardão, a graça e a manifestação do Espírito Santo. “Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” (Tiago 4:6)

“Ministração extraída do site MIR”

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • unnamed
  • Flickr Social Icon
  • YouTube Social  Icon
dízimos e ofertas

BANCO DO BRASIL 
Agência: 1887-2
Conta corrente: 7750-X


CNPJ: 02154477000157
Primeira Igreja Batista
Independente do Setor P-Sul

siga a ibpaz
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
pedidos de oração

© 2018 IBPAZ - Igreja Batista da Paz. Desenvolvido por Agência Metanoia