Uma fé simples para realizar grandes propósitos

January 2, 2017

Ministração de Célula – Semana 02 a 08 de janeiro de 2017.

 

Texto: Josué 2:12-13 (Por gentileza, querido líder de célula, leia todo o capítulo 2 com os discípulos. Obrigada!)

          Esse capítulo nos mostra a história de uma mulher muito especial, que com sua fé teve a oportunidade de receber salvação para si e para sua casa.

          O nome dessa mulher era Raabe. Mas quem era Raabe? Ela era Cananéia, pagã e prostituta. Mas se ela era uma pecadora, por que Deus direcionou os espias a casa dela? Por três razões:

  1. Era um lugar que tinha um movimento de pessoas, então era um lugar fácil para colher informações para a estratégia de guerra para a tomada de Jericó.

  2. A casa de Raabe ficava em cima do muro de Jericó, onde facilitava a fuga.

  3. Porque Deus conhecida o coração de Raabe, e sabia que ela O temia.

Quando os espias foram perseguidos, Raabe os escondeu no telhado. Ela sabia que aqueles homens eram homens que serviam ao Deus de Israel. Eles não eram aqueles homens promíscuos, mas enviados por Deus para trazer salvação aquela casa. Foi no telhado que houve essa conversa. (Já ouviu a expressão pregadores do telhado? Então, faz referência a esse episódio).

Raabe os disse que tinha ouvido falar do povo de Israel desde abertura do mar vermelho. Todas às vezes que ela ouvia um feito da manifestação de Deus no meio do povo de Israel lhe causava mais temor. Esse temor foi gerando em Raabe uma fé simples e descomplicada. “A fé vem pelo ouvir”. Ela não precisou ver o mar se abrir e nem ver os outros sinais de Deus no meio do povo de Israel, ela só em ouvir e creu. Lindo!

 

Só em ouvir ela dimensionou Deus. Raabe faz uma declaração tremenda de quem é Deus, no verso 11, “Ouvindo isso, desmaiou o nosso coração, e ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o Senhor, vosso Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra.” Ela sabia que o Deus dos céus não era qualquer Deus, mas o Deus Todo-Poderoso.

 

Com isso, ela não perdeu a oportunidade e fez um pacto com os espias, assim como ela os livrou dos soldados de Jericó, que o Deus de Israel também a salvasse, assim como toda a sua casa. Assim eles fizeram uma aliança. O sinal foi o tecido vermelho na janela da sua casa. Esse tecido vermelho representava o sangue de Jesus que traz salvação e proteção.

 

Em Josué 6, aconteceu a queda dos muros de Jericó. Todo o muro caiu menos à parte do muro onde estava edificada a casa de Raabe, e a partir desse livramento nunca mais ela foi a mesma.

 

Essa mulher de fé entrou na genealogia de Jesus (Mt 1). O livro de Hebreus relata sua fé. Deus pode realizar o seu propósito através da fé simples e pura.

Tiramos deste texto quatro indicações:

  1. Temos que pregar o evangelho mesmo que perseguidos. Ganhar famílias inteiras para Jesus. E que o sangue de Jesus seja a marca dessas famílias.

  2. Uma fé que move o coração de Deus é aquela que é simples.

  3. Um Deus que se importa independente da condição de vida. Ele é um Deus que transforma caos em livramento.

  4. Não querer a salvação só para si, mas importar em colocar na “casa” outras pessoas, em especial sua família.

Deus os abençoe ricamente.

Amo a cada um de vocês. Beijinho no coração.

Apóstola Neme Célia Ribeiro.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • unnamed
  • Flickr Social Icon
  • YouTube Social  Icon
dízimos e ofertas

BANCO DO BRASIL 
Agência: 1887-2
Conta corrente: 7750-X


CNPJ: 02154477000157
Primeira Igreja Batista
Independente do Setor P-Sul

siga a ibpaz
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
pedidos de oração

© 2018 IBPAZ - Igreja Batista da Paz. Desenvolvido por Agência Metanoia